Autenticação

Nenhum utilizador em linha
Temos 4 visitantes em linha

Newsletter



  • Ver Newsletter







  • Visitantes
    Advertisement
      :: Luís Vieira e Hélder Vasconcelos vencem em Câmara de Lobos   :: RESERVAS - PORTO SANTO TERMINAM HOJE   :: Luis Vieira / Helder Vasconcelos, (re) aparecerem!   :: Voleibol de Praia - Circuito Vitalis 2008: Variante de 4 - 2ª Etapa - Calheta   :: Voleibol de Praia - Circuito Vitalis 2008: Masculinos - 4ª Etapa - Machico


    Início
    Circuito Vitalis Masculinos - 5ª Etapa Machico

    Machico MACHICO ( 28.07.2007 - 29.07.2007)

    12:30h - Reunião Técnica
    13:00h Início dos Jogos.

    Pequeno Historial

    Foi neste concelho que desembarcaram pela primeira vez os descobridores da Madeira, João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira, entre 1418 e 1420.

    O topónimo deriva segundo vários autores da semelhança com a região de Monchique ( serra do Algarve), ou do nome de um marinhero que acompanhou a espedição de Zarco, na demanda à ilha da Madeira, outros julgam ser a Roberto Machim, que terá sido o primeiro descobridor da Madeira, quando, em 1377, ao dirigir-se para o Sul de França, viu a sua embarcação ser arrastada pelos ventos para a Madeira. Esta última teoria foi muito defendida no século XVII e no século XIX, para defender interesses ingleses na ilha da Madeira.

    O concelho recebeu foral em 1451 e foi-lhe outorgado em 1515 por D. Manuel I.

    A nível de acontecimentos históricos que marcaram o concelho, destaca-se a instituição da vila como sede da primeira Capitania, na Madeira, em Maio de 1440. Estas terras foram residência do oficial capitão-donatário Tristão Vaz Teixeira.

    Em 1803, houve um enorme desabamento de terras que soterrou diversas casas, destruindo as muralhas da ribeira, a ponte e a Capela dos Milagres. Foi também local do confronto que pôs termo à "Revolta da Madeira", em Abril de 1931.

    A nível do património arquitectónico, destacam-se o Forte do Amparo, que apresenta uma planta triangular para permitir a defesa dos dois lados da baía de Machico; a Casa da Capela / Solar da Ermida, com elementos dos séculos XVII e XVIII; a Igreja Matriz de Machico, construída em 1425, e a Capela de Cristo, construída em meados do século XV, reconstruída no século XVI e, de novo, em 1883. Foi danificada pelo aluvião de 3 de Novembro de 1956, tendo sido restaurada em 1957.

    Foi elevada à categoria de cidade a 2 de Agosto de 1996.

     


    Adicionar como favorito (46) | Visto: 1247

    Comente este artigo.
    Comentários em RSS

    Escrever comentário
    • Por favor, o assunto do seu comentário precisa ser relevante ao assunto do artigo.
    • Ataques pessoais serão deletados.
    • Por favor, não use os comentário para fazer propaganda de seu site ou será deletado.
    Nome:
    E-mail
    Homepage
    Título:
    BBCode:Web AddressEmail AddressBold TextItalic TextUnderlined TextQuoteCodeOpen ListList ItemClose List
    Comentário:



    Quero ser contactado por e-mail avisando sobre comentários

    Powered by AkoComment Tweaked Special Edition v.1.4.6
    AkoComment © Copyright 2004 by Arthur Konze - www.mamboportal.com
    All right reserved